A Educação de Jovens e Adultos foi tema hoje de Câmara Legislativa do DF hoje, dia 04/11/2019. A audiência pública trata do tema da educação, mais especificamente soube Educação para Jovens e Adultos (EJA).

A proposta foi feita pelo deputado Chico Vigilante (PT), e está prevista para ter início às  19 horas no plenário da Câmara Legislativa. Entre os temas que serão debatidos estão soluções e  políticas públicas, dentro do Plano Distrital de Ensino e no Plano Nacional de Educação do Distrito Federal.

A Educação para Jovens e Adultos (EJA), foi criado pelo Decreto nº 6093 de 24 de abril de 2007, visando a universalização e alfabetização de Jovens e Adultos, a partir dos 15 anos de idade. A proposta era englobar a educação básica por completo, a fim de auxiliar os estudos de estudantes atrasados no tempo ou que não tiveram oportunidade de concluí-los na idade regular.

Sobre a pauta de hoje na CLDF, Chico Vigilante disse: “Acredito que a educação deve ser entendida como uma prática libertadora. Ela tem o papel de reconstruir a sociedade, por meio da homogeneização das desigualdades, formando indivíduos críticos, conscientes e estimulados para o desenvolvimento cognitivo e socioeconômico”.