Devido ao feriado de Dia da Independência, alguns serviços públicos do Distrito Federal terão esquema especial de funcionamento

Em virtude do feriado da Independência do Brasil, comemorado neste sábado (7), parte dos serviços públicos do Distrito Federal, pontos turísticos e equipamentos culturais terão esquema especial de funcionamento. Enquanto o comércio funciona normalmente nos shoppings centers, o comércio de rua abrirá de acordo com a demanda de cada estabelecimento. Supermercados, bares e restaurantes abrem normalmente, mas nas farmácias o expediente é facultativo.

As unidades básicas de saúde (UBS) estarão fechadas – inclusive as que usualmente funcionam aos sábados –, permanecendo abertas as emergências dos hospitais regionais, do Hospital de Base e do Hospital Materno Infantil de Brasília (Hmib). As unidades de pronto-atendimento (UPAs) também abrem normalmente.

Todas delegacias do Distrito Federal estarão funcionando, com exceção da 17ª Delegacia de Polícia – que passa por reformas. No transporte coletivo, as linhas de ônibus vão circular em esquema de escala de domingo, com reforço em diversas linhas, enquanto a Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF) funcionará no horário semanal rotineiro, das 5h30 às 23h30.

Esplanada dos Ministérios, Plano Piloto, Brasília, DF, Brasil 7/9/2017 Foto: Andre Borges/Agência Brasília.A Esplanada dos Ministérios recebeu nesta quinta-feira (7), o desfile do Dia da Independência da República. Militares das Forças Armadas e do Distrito Federal, além das forças de segurança e civis participaram do desfile.
Crianças são presença constante em todos os desfiles da Independência | Foto: Andre Borges / Agência Brasília

O trânsito de veículos na Esplanada dos Ministérios será interditado a partir das 23h desta sexta-feira (6). Todos os estacionamentos dos ministérios ficarão fechados e apenas os dos anexos serão liberados. Além disso, o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) fará o controle do tráfego nas vias S1, S2 e adjacências a partir das 5h30 de sábado (7).

Desfile na Esplanada

A expectativa é de que mais de 25 mil pessoas passem pela Esplanada dos Ministérios na manhã deste sábado. A cerimônia, tradicional no calendário turístico de Brasília, é marcada pelo desfile cívico-militar. Um dos pontos altos da solenidade é o show aéreo da Esquadrilha da Fumaça. Neste ano a novidade será o sobrevoo do primeiro KC-390, avião multipropósito projetado para realizar transporte militar (de pessoas e equipamentos) e reabastecimento, em voo, de outros aviões.

Com a presença do presidente da República, Jair Bolsonaro, do governador do Distrito federal, Ibaneis Rocha, e de diversas autoridades, além de militares das Forças Armadas e estudantes. Também participarão do desfile a Polícia Federal, a Força Nacional de segurança pública e o Corpo de Bombeiro Militar do Distrito Federal. Serão empregadas mais de 200 viaturas militares e cerca de 250 cavalos do Comando Militar do Planalto e da Polícia Militar do DF.

Já no desfile aéreo, serão cerca 40 aeronaves. Aproximadamente 1080 alunos de sete escolas participarão do desfile este ano. Cem crianças do Programa Forças no Esporte que realizam atividades no Grupamento de Fuzileiros Navais de Brasília, também desfilarão.

 

Da Agência Brasília

 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here