A Câmara dos Deputados analisou um requerimento que peticionava a revogação do acordo ortográfico entre países de língua portuguesa.

A sessão aconteceu na Comissão de Educação da Câmara e o pedido da sessão de revogação do acordo, em vigor desde 2009 no governo Lula, foi feito pelo deputado Jaziel Pereira de Sousa (PR).

Pelo Facebook,  Jaziel falou que  “o acordo para unificação ortográfica da Língua Portuguesa nos países lusófonos não alcançou a eficácia esperada”. Citando um dos maiores estadistas brasileiros, disse ainda “Como bem disse Rui Barbosa, amar a Língua é uma das mais sublimes formas de amar à Pátria” (sic).

A reunião no Parlamento contou com nomes como Sérgio Pachá, ex-lexicógrafo chefe da Academia Brasileira de Letras, e o professor e filósofo tomista Sidney Silveira – ambos estão no documentário Brasil, Alma Portuguesa, o qual analisa os aspectos da formação da identidade brasileira e suas conexões com os lusitanos – inclusive na língua portuguesa.

A reunião já havia sido adiada por duas vezes. No requerimento entregue em abril passado, o deputado Jaziel disse que “o Presidente Bolsonaro expressou a possibilidade de revogação desse acordo”, dando a entender a necessidade patente do debate na Casa.

Confira aqui a audiência na íntegra.

Texto: Kleber Dionízio Silva

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here