A Paróquia Nossa Senhora da Assunção, em Águas Claras, foi inaugurada com uma missa solene no dia 25/05.

Localizada na Avenida Parque Águas Claras, a Paróquia Nossa Senhora da Assunção foi fundada no ano 2000 pelo Padre Manoel Sánches (Manolo). À época, havia somente um terreno baldio, mas através de campanhas e ajuda dos fieis da cidade, Pe. Manolo e os demais responsáveis pela igreja conseguiram erguer um prédio no local.

Quase 20 anos depois, no dia 25/05/2019, realizou-se a inauguração da paróquia. A missa foi celebrada pelo pároco, Pe. Manolo, e contou com diversos sacerdotes, incluindo o reitor do Seminário Redemptoris Mater de Brasília, Pe. Paulo de Matos.

A paróquia segue a estética do Caminho Neocatecumenal, que recupera a arte bizantina e oriental de autores como o russo Andrei Rublev, por exemplo. Na paróquia N.S. da Assunção, as pedras, os carpetes e demais objetos específicos foram trazidos de fora para a construção do templo. Uma comunidade formada por 6 pintores que assinam em nome de Kiko, previamente escolhidos por ele, ficaram cerca de 2 meses e meio na paróquia para realizar os trabalhos de pintura dos ícones que revelam a vida e trajetória de Jesus Cristo e servem assim de catequese aos olhos e à mente dos frequentadores da igreja. Um deleite ao mais aguçado de nossos sentidos externos.

Quanto às pinturas, Kiko Arguello, em entrevista ao portal Zenit, na ocasião da aprovação do Estatutos do Caminho, em 2008, disse que são como “uma síntese, uma inculturação da fé, uma estética que falta hoje no Ocidente. No passado, a Igreja teve sua estética, na arte bizantina, no barroco, no romântico ou no gótico. Hoje isso não existe, constroem-se paróquias que esteticamente não têm significado”.

Estética da paróquia revela História da Salvação ante a vida de Jesus Cristo durante a missa de inauguração da Paróquia.

Ademais, sobre a nova estética, pode-se dizer que “existe uma relação estreitíssima entre a beleza e a evangelização: a beleza do rosto de Cristo se traduz na beleza da comunidade cristã, corpo de Cristo vivente na história. É a comunidade que revela a beleza da natureza de Deus na comunhão e no perdão entre os irmãos”¹.

Pe. Manolo, pároco.

Sobre a arte, São João Paulo segundo já dissera: “A beleza é chave do mistério e apelo ao transcendente. É convite a saborear a vida e a sonhar o futuro. […] Que as vossas múltiplas sendas, artistas do mundo, possam conduzir todas àquele Oceano infinito de beleza, onde o assombro se converte em admiração, inebriamento, alegria inexprimível.”
Carta do Papa São João Paulo II  aos Artistas, 1999

A Paróquia de Águas Claras possui capacidade de receber cerca de 700 membros e é alvo de grandes eventos na cidade. Fica o convite para conhecê-la.

¹ Domus Galilaeae: http://www.domusgalilaeae.org/index.php/pt-br/o-projeto/a-nova-estetica

Texto: Lucas Daniel Tomáz de Aquino

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here